WhatsApp mobile

Desenvolvendo equipe de ouro

Publicado por em Comportamento, Comunicação, Empreendedorismo, Gestão, Liderança | 0 comentários

Não precisamos dizer que o trabalho em equipe contribui satisfatoriamente para o desenvolvimento organizacional, mudanças no pensamento organizacional, contratar um profissional com ótimo perfil técnico e comportamental é imprescindível para este avanço.

A imagem acima representa nitidamente o trabalho em equipe, para obterem a medalha de ouro não basta apenas comprometimento e cooperação, nota-se que buscam a perfeição, qualquer equivoco as afasta do objetivo em comum, o tão sonhado ouro. O que vem afastando nossa equipe em ser uma equipe de Ouro? Onde estão os equívocos? O que estamos desenvolvendo para ser um profissional de Ouro?

Entendemos que equipe é um conjunto de pessoas que buscam um objetivo em comum, reunir o famoso CHA, conhecimentos, habilidades e atitudes a uma equipe é primordial, deve-se obter foco em atingirem a eficiência e eficácia. Para chegar à equipe tão sonhada de ouro, o líder deve gerenciar e desenvolver as fases encontradas na formação da equipe, no primeiro momento é identificado a fase da formação, na qual percebe-se a indiferenciação, nota-se que os profissionais sentem-se indiferentes em relação os demais pelo fato de não se conhecerem, no segundo momento observa-se uma certa turbulência, este momento é definido como competição, onde cada profissional apresenta o EU, a próxima fase é definida  como normas, observa-se o perfil de cooperação nos indivíduos, definido como o reconhecimento do TU, os profissionais começam a perceber a importância do outro dentro da equipe, a última fase é definida como atuação, neste momento a equipe passa a vivenciar o NÓS, onde há uma presença do desempenho e da confiança, estas fases auxiliam o líder a gerir o momento em que sua equipe se encontra identificando a fase seguinte para desenvolver uma equipe de alta performance.

Algumas competências comportamentais devem estar inseridas na equipe de ouro, como:

  • Comprometimento
  • Responsabilidade
  • Boa comunicação
  • Criatividade
  • Gestão de Conflitos
  • Determinação
  • Cooperação
  • Flexibilidade

Não podemos ausentar a importância do líder, pois é um pilar de sustentação da equipe. Definir a missão da equipe, apontar como os colaboradores devem agir, observar o desenvolvimento de cada um, mostrar transparência, confiança e dialogo aberto auxilia o líder a obter um resultado positivo e ter uma equipe sólida.

Para construir equipes de ouro, é fundamental haver um relacionamento entre lideres e profissionais, a ideia central é o comprometimento das pessoas e acreditarem da sua importância para a organização, entenderem que a equipe é uma parceria o qual devem pensar em uma competição de nado sincronizado, buscando os pontos de melhoria e a perfeição para o tão sonhado ouro.

Rosy Teixeira
Rosy Teixeira é mãe, consultora de novos negócios, Life Coach, palestrante e sócia da ABT Consultoria Empresarial. Pós-graduada em Gestão Estratégia de Pessoas pelo Senac e Graduada em Administração de Empresas. Faz parte da equipe do Hospital das Clínicas FMUSP há onze anos, tendo participação nos projetos Jeito HC de Atender (Hospital das clínicas FMUSP) e Reikiana.

Pin It on Pinterest

Gostou?

Compartilhe com os amigos nas redes sociais!