WhatsApp mobile

Diminuiu a produtividade da sua empresa?

Publicado por em Carreira, Coaching, Comportamento, Empreendedorismo | 0 comentários

A pressa e a urgência podem acabar com seu desempenho e com a sua produtividade.

Da mesma forma que um vírus vai se espalhando para todo mundo no seu ambiente de trabalho, existe um fenômeno que está contaminando as equipes e acabando com a produtividade: a famosa “correria”. E isso está gerando perguntas recorrentes sobre como melhorar o desempenho do time.

Urgência é um termo comum, que na verdade tornou-se oficial e um hábito de todos em solicitar tudo para ontem, causando uma obsessão pela escassez de tempo.

Quando você começa a sentir ansiedade em relação a pressão dos prazos de entrega e percebe que nunca há tempo suficiente para fazer o seu trabalho, você entra em um estado crônico de preocupação e isso acaba se infiltrando também na sua autoestima e no seu senso de realização.

A pressa causa a todos um padrão de comportamento que pode prejudicar sua habilidade de pensar com clareza, de tomar decisões apropriadas e ainda te levar a um síndrome de burnout ou uma queda de produtividade crônica. Tornando complicado melhorar o desempenho individual e do time.

O desejo de apressar as coisas acontece não somente no ambiente corporativo, mas também se espalhou no âmbito pessoal.

A ansiedade que você sente ao passar alguma atividade ou qualquer tipo de serviço a determinada pessoa ou equipe, no momento em que vemos o tempo passando e a entrega ainda por finalizar, nos causa um incômodo físico e mental que tem se provado contagiosa dentro das empresas.

Em segundo lugar, o estresse também é um fator que contribui para problemas de comunicação e queda de produtividade no trabalho. Quanto mais seu time pratica uma urgência de tempo e demandas, piores os sintomas irão ficar.

É fato que muitos já sentiram a perda completa de energia quando está indo de reunião em reunião, respondendo dezenas de e-mails e ainda checando as tarefas que você tem para fazer, ou até mesmo fazer milhares de atividades, e tudo isso ao mesmo tempo.

Sabemos que em algumas organizações nos deparamos com Líderes ou Gestores que pregam a pressa e urgência priorizando de maneira errada prazos de entregas irreais ou sobrecarregam seus colaboradores de trabalho.

E diante deste cenário, os funcionários deixam de ser proativos para serem reativos. E, constantemente, esse tipo de Líder passa a ter um tom insensível e arrogante em reuniões individuais. Esses são os tipos de “Chefes” que dificilmente entendem como melhorar o desempenho da equipe.

E nada disso irá melhorar a produtividade se você não souber quais são as suas premissas e como organiza-las de maneira correta.

Pessoas que vivem na correria e com pressa, normalmente operam com uma visão limitada do processo ou de uma demanda e isso pode gerar atrasos nas entregas, pois o planejamento quase nunca é bem feito.

Mas com um pouco de paciência e organização é possível diminuir está adrenalina, melhorar a produtividade através de ferramentas de Gestão do tempo.

Dicas para definir um ritmo produtivo:

  • Mude hábitos para aumentar a produtividade
  • Organize-se
  • Tenha foco
  • Cuidado com a procrastinação
  • Defina metas
  • Cuide da saúde e alimentação
  • Busque conhecimento

Busque ferramentas que ajudem em sua produção

Alguns detalhes podem acabar fazendo com que você leve mais tempo na produção de uma tarefa do que o necessário. Para evitar isso, utilize ferramentas que o ajudarão a otimizar o seu trabalho e até a automatizar as atividades.
Dessa maneira, terá mais tempo para realizar as tarefas que dependem integralmente de você.

Aposte no Coaching

Quando se trata de mudança de hábitos, o coaching é um dos métodos mais eficientes para desenvolver habilidades. Por meio de técnicas que ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional, você pode começar a identificar prioridades e organizar melhor seu tempo para ser mais produtivo no trabalho.

Algumas ferramentas que você irá aprender a manusear e utilizar diariamente com um profissional de Coach são:

  • PDCA
  • TRELLO
  • MATRIZ GUT
  • Getting Things Done (GTD)
  • 5W2H
Acima são apenas 5 das mais 40 ferramentas usadas por empresas de Consultoria e Coach, mas que podem fazer uma mudança considerável no rendimento do trabalho.

Portanto quero saber se gostou desse artigo? Acha que com essas dicas você aprendeu a como melhorar o desempenho da sua equipe e o seu pessoal? Então, não deixe também de acompanhar minhas dicas no site da ABT Consultoria Empresarial.

Alessandra Batista
Consultora e Especialista em Novos Negócios, Palestrante e Treinadora de equipes. Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior, especialização em Gestão Empresarial pela Fatec-SP. Experiência em Análise Comportamental, Coach de Carreira e Negócios. Possui cursos diversos voltados a Competitividade e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Escola de Negócios SEBRAE.

Pin It on Pinterest

Gostou?

Compartilhe com os amigos nas redes sociais!