WhatsApp mobile

Ler ou não ler? Esta é pergunta que faço a você que está lendo agora

Publicado por em Comportamento, Cultura | 0 comentários

A leitura é importante? Até alguns anos atrás, o acesso à leitura era restrito a um público mais elitizado, mas com o avanço tecnológico hoje temos varias formas de ter acesso a uma boa leitura.

Hoje as bibliotecas públicas têm como concorrentes a Lan house pública, biblioteca itinerante, e até mesmo as grandes magazines que vendem os livros, revistas, jornais, sem mencionar o acesso a informação através da internet dentro do nosso próprio lar, quiosques no metro com pequenos livros a um preço super acessível.

Mas o fato é que, com toda esta facilidade ainda temos muitos empreendedores (as) que não gostam de ler. A leitura e a capacitação é essencial para o crescimento intelectual e profissional das pessoas, devendo ser incentivado e motivado desde a infância.

Hoje encontramos livros infantis específicos para cada faixa etária, e ler um bom livro, revista ou jornal é como ter o passaporte para a formação do homem e a sua constante transformação.

Muitos fogem da leitura, por falta de tempo, por não ter o hábito, por preguiça, alguns por problema de visão, por começar a ler e sentir sono e não concluir nem a primeira página, enfim são muitos os argumentos que ouvimos quando questionamos alguém sobre o habito de incorporar ao seu dia a dia a leitura.

O Brasil, ele já foi o país com o maior número de empreendedores do mundo, porém o desinteresse pelo conhecimento e leitura, hoje nos coloca entre os 10 países que mais empreende; hoje ocupamos o 8º lugar no mundo. Numa pesquisa realizada em 54 países pelo SEBRAE, por mais incrível que pareça, o primeiro lugar vai para a Tailândia, tendo a China na segunda posição e o EUA em 16º lugar.

Portanto devemos salientar o quanto é importante à leitura, seja para obter êxito nos negócios como empreendedor, na vida pessoal, e na carreira tradicional como funcionário CLT.

Os benefícios são inúmeros quando temos a oportunidade e o acesso à leitura, ainda mais para o empreendedor, que move a economia do país e traz resultados positivos a todos ao passo que se descobre novas soluções construtivas que propiciam benefícios, praticidade ao dia a dia, lucro e geração de renda a população.

Eu concordo que muitas vezes se torna o ato de ler é cansativo, mas para mudar esta concepção e este pensamento, e transformar isso em um ato prazeroso é essencial que você escolha temas que lhe agradem, não leia pelo simples fato de ler, pois quem não tem o habito de ler com certeza desistira nos primeiros minutos, portanto selecione boas matérias, veja o que mais lhe interessa na leitura, e tire lições que lhe serão úteis para sua vida, para os seus negócios, para sua casa, etc.

Aquele que lê mais cresce no âmbito pessoal e profissional, e se torna uma pessoa culta, pois é através da leitura que muitas vezes temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes, e conhecer o mundo a fora e suas particulares, mesmo sem ter que sair da nossa cidade natal.

É através da leitura que conseguimos nos comunicar melhor, escrever melhor, descobrir novos mercados e novas oportunidades.

O artigo que escrevo hoje é curto propositalmente, pois pequenas doses diárias de leitura para quem não tem o habito de ler já é o primeiro passo para que você no futuro consiga dedicar-se horas e horas a uma leitura agradável e te traga algum beneficio.

Eu espero ter colocado em sua mente uma sementinha com a dúvida, ler ou não ler?

Espero que vocês tenham gostado desta matéria, e te convido para continuar acompanhando a Revista “A Empreendedora”, e também para dizer-lhe que a sua avaliação é muito importante para a nossa coluna. E seria muito legal você deixar registrado a sua opinião e se gostou, curti esse artigo.

E até a próxima!

Alessandra Batista
Consultora e Especialista em Novos Negócios, Palestrante e Treinadora de equipes. Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior, especialização em Gestão Empresarial pela Fatec-SP. Experiência em Análise Comportamental, Coach de Carreira e Negócios. Possui cursos diversos voltados a Competitividade e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Escola de Negócios SEBRAE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Gostou?

Compartilhe com os amigos nas redes sociais!