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Não entre numa Furada, saiba como fazer Contratações de Serviços

Publicado por em Gestão, Mercado | 0 comentários

Os anos vão passando, a tecnologia evoluindo, e as pessoas se tornam cada vez mais exigentes, afinal como diz um proverbio brasileiro “dinheiro não dá em arvore”.

A competitividade entre determinados polos esta muito acirrada, existe um leque de opções de serviços, mas nem todos oferecem qualidade, pontualidade e às vezes não atendem as nossas necessidades de acordo com o que buscamos no momento.

Existem alguns critérios que devemos levar em conta na hora da contratação, e essa avaliação que fizermos fará toda a diferença para alcançarmos o objetivo no momento de fechar um negócio, seja compra de produtos ou serviços.

Vejamos algumas dicas

Referências:

  • Solicitar dos clientes nas quais a empresa trabalhou com êxito;
  • Levantar a saúde financeira em alguns órgãos competentes;
  • Sondar informações em entidades da classe, como sindicatos, e outros órgãos que referendaram o trabalho da empresa. No caso de consultoria temos a IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização.

Indicadores de Qualidade na Contratação:

  • Grau de renovação de trabalhos iguais ou diferentes para o mesmo cliente;
  • Publicação de trabalhos técnicos (artigos, livros, vídeos, etc.);
  • Tangibilidade do produto/serviço (artigos, livros, vídeos, etc.);
  • Disposição para conhecer o negócio do cliente;
  • Renovação constante do conhecimento tecnológico/metodológico (ida a congressos, cursos, Brasil/Exterior).

Indicadores de Qualidade na Utilização:

  • Disponibilidade para conhecer o negócio do cliente;
  • Disposição para compartilhar informações com o cliente;
  • Orientação para tornar o cliente independente da consultoria;
  • Disposição para trabalhar a quatro mãos com o cliente;
  • Atitude proativa diante de problemas;
  • Humildade para dar ao cliente o crédito pelo trabalho;
  • Cumprimento dos prazos, obrigações contratuais;
  • Empatia do(s) consultor(es) e especialistas;
  • Dosagem entre competência técnica e competência de relacionamento na interação com o cliente.

Indicadores de Qualidade na Avaliação:

  • Cumprir todas as obrigações impostos no contrato;
  • Serviço prestado além do que foi contratado;
  • Conjugação da competência técnica com a competência de relacionamento;
  • Grau de utilização pelo cliente, da tecnologia implantada;
  • Contribuição para o aumento das receitas;
  • Contribuição para diminuição de despesas;
  • Agregação de valor;
  • Criação de novos produtos, serviços, metodologias, tecnologias;
  • Maior satisfação do cliente da consultoria;
  • Retorno para a organização: custo da consultoria x benefícios anuais.

Na experiência que tive como colaboradora do SEBRAE SP, tudo era devidamente pesquisado, documentado, as contratações não se limitavam em buscas superficiais na internet, o processo de contratação sempre foi rigoroso ao extremo, e isso ocorre não só em autarquias, mas em empresas que são criteriosas nas questões de controle de qualidade, que prezam por ver o seu nome da lista dos melhores dentro daquele segmento.

Mas é preciso pontuarmos outro fato; temos milhares de empreendedores nos últimos anos em fase de crescimento e que ainda não possuem determinadas certificações, mas isso não significa que o seu trabalho não é digno de confiança.

E se você, esta buscando algum tipo de serviço não custa tentar conversar com pessoas próximas a você, pois a variedade de preços nestes casos é imensa, mas com certeza quem está em fase de crescimento no mercado dará o seu melhor afim de conquistar um novo cliente.

Isso eu posso te garantir, pois são estudos de fontes seguras, como endeavor portal dos consultores, além da minha experiência como Ex-consultora Sebrae.

Espero ter te ajudado de alguma forma, pois eu como Consultora de pequenos negócios acredito que a qualidade, conhecimento de causa, pontualidade são peças importantes no fechamento de um negócio.

Eu te convido a refletir sobre o assunto e deixar sua opinião.

Quero muito saber se este artigo foi útil a você, e continue acompanhando o nosso trabalho, compartilhe, isso pode ajudar outras pessoas que contratam ou pretendem contratar algum serviço.

E seria muito legal se você curtir o meu trabalho.

Te espero na próxima semana!

Alessandra Batista
Consultora e Especialista em Novos Negócios, Palestrante e Treinadora de equipes. Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior, especialização em Gestão Empresarial pela Fatec-SP. Experiência em Análise Comportamental, Coach de Carreira e Negócios. Possui cursos diversos voltados a Competitividade e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Escola de Negócios SEBRAE.

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