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Plano de Crescimento influencia no futuro da sua empresa

Publicado por em Comportamento, Gestão | 0 comentários

Nos últimos tempos, tenho notado que o índice de Empreendedores no Brasil teve um aumento significante, sendo 48% mulheres e 52% homens investindo em um negócio próprio, e fugindo da famosa CLT.

Mas nem todos se atentam ao plano de crescimento, que é, no final das contas, um plano de negócios. Ele é a peça chave para o seu sucesso, pois traz todas as informações sobre a empresa, divididas em seções e detalhadas ao extremo.

Ao fazê-lo, é certo que o empreendedor ampliará o nível de conhecimento que tem do próprio negócio – é um exercício necessário para compreender melhor o que se tem e para onde se vai. Quando se elabora um plano, descobrimos nossos pontos fortes e fracos., se estamos vulneráveis perante o mercado, ou se estamos preparados para competir com os nossos concorrentes.

Na internet existem inúmeros modelos para o desenvolvimento de um plano de negócios que podem ser facilmente encontrados. A diferença entre um plano e o outro é o nível de detalhamento de cada item que depende do tipo de empresa e o publico alvo a quem o plano se destina.

Neste processo o apoio de “Consultores Empresariais” pode lhe ajudar a definir esse foco – e descobrir, levantar e relatar informações imparciais e objetivas para o empreendedor, ajudando o mesmo em seu crescimento no inicio da sua empresa ou até mesmo assessorando empresas que já existem no mercado por algum tempo, mas não estão engajadas e estruturadas adequadamente, deixando de obter o almejado retorno nos negócios. As Empresas de Consultoria possuem toda esta expertise, que fara toda a diferença na mudança comportamental e estratégica deste Empreendedor.

De acordo com o Mercado Atual, é preciso descrever minuciosamente o objetivo da empresa e seus propósitos dentro do setor em que atua – qual a sua dimensão, quanto deve crescer, quem são os concorrentes e como atuam, quem são os clientes e como compram e quais são as barreiras. É importante que todas as informações sejam embasadas em fontes fidedignas – e creditadas a elas. Assim, não se passa a impressão de que foram simplesmente criadas do nada, uma vez que o seu “Cliente Empreendedor” poderá checá-las.

Quando criamos uma empresa, é importante termos um descritivo detalhado do negócio, com um panorama completo sobre sua natureza e seus diferenciais competitivos perante ao mercado; pois dependendo do ramo de atividade existem duas vertentes e nesta hora que o “candidato a empresário” precisa avaliar e analisar que caminho irá seguir.

Podemos citar como exemplo uma loja de roupas e acessórios femininos, pois existe tanto a loja física quanto um portal de comércio eletrônico. Uma vez que a empresa opta pelo E-commerce as estratégias são totalmente diferentes do marketing usado em uma loja física. E isso se aplica em todas as áreas e segmentos de mercado que o empresário pretende atuar, seja prestação de serviços, indústria ou comércio. Criar e provar, as vantagens que a empresa tem de fato em relação aos concorrentes – a capilaridade que permite atender o seu público com mais rapidez, analisando fatos logísticos, o produto inovador que vai ao encontro da necessidade do mercado, decidindo seu sucesso ou o seu fracasso.

Os Produtos e Serviços detalham exatamente o que ela venda, e de que forma exatamente chegara até o cliente atendendo às necessidades do atual consumidor exigente que o mercado nos apresenta neste momento.

Se não tivermos um estudo detalhado, um plano de negócio e crescimento muito bem planejado, a mortalidade nos primeiros 05 anos é certa.

Enfim existem muitas outras questões neste processo de abertura e crescimento de uma empresa, que necessita de um tópico especifico para cada tema, seja direitos autorais, marcas e patentes, legislação, inteligência de mercado, capital de giro, capitação de recursos, etc..

O apoio de Consultores lhe ajudará na tomada de decisões, reunindo informações sólidas e muito bem fundamentadas, que reflitam a realidade da empresa e do mercado, para fundamentar o plano de negócios.

A transparência em suas ações, a solidez justificara por que uma empresa tem mais sucesso e outra, não. Aos olhos do mercado isso faz diferença na hora de escolhermos um ou outro produto ou serviço.

Alessandra Batista
Consultora e Especialista em Novos Negócios, Palestrante e Treinadora de equipes. Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior, especialização em Gestão Empresarial pela Fatec-SP. Experiência em Análise Comportamental, Coach de Carreira e Negócios. Possui cursos diversos voltados a Competitividade e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Escola de Negócios SEBRAE.

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